O Grupo Bilderberg pode servir de exemplo. Eis as 10 organizações mais secretas do mundo.
Publicidade
1/10 A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e o Templo de Salomão
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, também conhecida como os Cavaleiros Templários, foi fundada em 1118, embora alguns historiadores citem também os anos de 1119 e 1120. Foi fundada por alguns cavaleiros que tinham ficado em Jerusalém após a conquista da cidade. Pretendiam proteger os peregrinos e vigiar os caminhos de Jerusalém. Os membros da ordem fizeram um voto de pobreza, mas a sua riqueza cresceu muito rapidamente. Num curto espaço de tempo, tornaram-se a mais rica ordem de cruzados. A sua riqueza era estimada em milhões de libras de prata e os seus centros estavam espalhados por toda a Europa, incluindo a Polónia. O papel proeminente dos Templários deve-se sobretudo aos papas, que quiseram fazer da ordem um ramo de elite. Para o efeito, concederam-lhe numerosos privilégios, com o objetivo de a tornar independente da autoridade secular. No entanto, isto levou a que, a dada altura, a Igreja perdesse o controlo da ordem.
Antes de um candidato se tornar membro da Ordem, deve submeter-se a uma longa e árdua fase de exame, na qual deve provar a sua capacidade de se colocar ao serviço dos ideais cavalheirescos e religiosos da Ordem.
A Ordem é dirigida por um Grão-Mestre que é eleito por um colégio de 13 eleitores. O último destes foi Tiago de Mollet, que foi queimado na fogueira a 18 de março de 1314. Esta data marca também o fim da existência da Ordem. Foram acusados de heresia, magia e feitiçaria, homossexualidade, infanticídio e até de negarem Cristo, entre outras coisas. Os Templários também adoravam, alegadamente, um demónio chamado Baphomet. Foram escritas muitas lendas sobre os Templários. Uma delas diz que os membros da ordem encontraram a Arca da Aliança durante a sua estadia em Jerusalém. Mais tarde, esconderam-na do rei francês Filipe IV. Onde é que ela está agora? Isso continua a ser um mistério.
2/10 Crânio e ossos
A Skull and Bones Society foi fundada em 1832 por William Huntington Russell e está sediada na Universidade de Yale (EUA). Era originalmente conhecida como a Irmandade da Morte. A dimensão exacta da organização é desconhecida, uma vez que o número e os nomes dos seus membros são mantidos em segredo. No entanto, algumas pessoas não escondem o facto de pertencerem à organização. Sabemos que os membros da Skull and Bones incluem os antigos presidentes dos EUA George W. Bush e o seu filho George W. Bush Jr. Bush e o seu filho George W. Bush, bem como John Kerry. Tornar-se membro da Skull and Bones não é fácil e depende sobretudo da sua formação, uma vez que apenas 30 famílias são membros da associação. Apenas aqueles que estudam na Universidade de Yale podem tornar-se membros. A associação só aceita 15 pessoas por ano. Existem muitas lendas em torno da Caveira e Ossos. Uma delas é sobre o ritual de aceitação de novos membros. Segundo esta, os candidatos têm de lutar nus, deitar-se num caixão só com roupa interior e falar sobre as suas experiências sexuais na juventude. Toda a iniciação tem lugar numa cripta semelhante a um mausoléu no campus. Os membros da irmandade reúnem-se todas as terças e domingos.
3/10 A Ordem dos Illuminati
É talvez uma das organizações mais famosas, à qual são atribuídos muitos acontecimentos mundiais importantes. Curiosamente, a Ordem dos Illuminati teve uma vida formalmente curta. Foi fundada em 1 de maio de 1776 e o seu fundador foi Adam Weishaupt. A sociedade estava ativa na Baviera e tinha como objetivo acabar com o domínio do homem sobre o homem através do esclarecimento e da melhoria moral. A organização era popular entre os ateus, uma vez que acreditava na inexistência de um ser supremo. Muitos maçons pertenciam à Ordem dos Illuminati. A ordem foi proibida em 1785 porque as autoridades bávaras suspeitavam dos objectivos iluministas das ordens secretas, que tentavam alterar a ordem tradicional. Alegava-se que os membros da ordem estavam a tentar influenciar as autoridades e alcançar um estado racional através delas.
A esta decisão seguiu-se a perseguição dos membros da ordem. No entanto, as autoridades não sabiam que Weishaupt pertencia à organização, o que lhe permitiu fugir para Regensburg e depois para Gotha. A Ordem dos Illuminati deixou oficialmente de existir, mas muitas pessoas acreditavam que continuava a desenvolver as suas actividades secretas para conquistar o mundo. Entre outras coisas, a Ordem foi considerada responsável pela Revolução Francesa e pelo bombardeamento do World Trade Centre. De acordo com as teorias da conspiração, a ordem ainda está alegadamente ativa nos dias de hoje e inclui alguns dos mais influentes políticos, homens de negócios e estrelas do entretenimento. Diz-se também que os Illuminati utilizam uma série de símbolos. Um deles é o Olho da Providência, que está colocado numa pirâmide inacabada. Pode ser visto na nota de dólar americano. Oficialmente, o único símbolo dos Illuminati é a coruja de Minerva.
4/10 Maçonaria
Outro movimento social tão popular como os Illuminati é a Maçonaria. Não se trata de uma organização, mas de um movimento que representa certas crenças metafísicas e que tem por objetivo mudar as pessoas e a sociedade de acordo com os princípios que os maçons consideram importantes. O objetivo dos maçons é o aperfeiçoamento espiritual do indivíduo e a confraternização de pessoas de diferentes religiões, nacionalidades e visões do mundo. Um dos seus lemas é “Felicidade sem Marx e Jesus”. Representam o conceito de moralidade sem fronteiras. Desde os seus primórdios, a Maçonaria tem estado envolta em secretismo. Caracteriza-se também pela existência de triângulos maçónicos e de lojas maçónicas. Os primeiros surgiram no final do século XVII e a primeira grande loja foi fundada na Grã-Bretanha em 24 de junho de 1717, uma data que é atualmente considerada como a maior celebração da Maçonaria.
As organizações maçónicas têm também um sistema de indução complexo. Os membros são introduzidos gradualmente em fases sucessivas de aprendizagem. Isto inclui o estudo alegórico de verdades metafísicas e morais. A Maçonaria é internamente heterogénea e não tem um centro de liderança. Os símbolos maçónicos incluem o círculo, o carvão, o Templo de Salomão, o olho, o triângulo, a letra G, o sol e a estrela. Os maçons estiveram envolvidos na fundação dos Estados Unidos, entre outras coisas. 53 dos 56 signatários da Declaração de Independência eram maçons. Estiveram envolvidos na Revolução Francesa. Também lhes é atribuída a participação no assassinato de Aldo Moreau e na morte do Papa João Paulo I. Atualmente, existem cerca de 20.000 lojas maçónicas com 1,5 milhões de membros. O maior número encontra-se nos Estados Unidos.
5/10 O Grupo Bilderberg
O Grupo Bilderberg é uma associação informal de pessoas influentes da política e dos negócios. As suas reuniões realizam-se anualmente, a primeira em maio de 1954 no Hotel Bilderberg em Osterbeck, Holanda. Participam nas reuniões entre 120 e 150 pessoas. Nelas são discutidas as questões de segurança, políticas e económicas mais importantes que o mundo enfrenta na altura. O iniciador das reuniões foi Joseph Rattinger, um político e emigrante polaco, que convenceu o Príncipe Bernhard dos Países Baixos da sua ideia. Os jornalistas participam nas reuniões do grupo mas, como prometido, não estão autorizados a relatar o curso e o conteúdo das discussões. No passado, entre os membros do Grupo Bilderberg contaram-se Hillary Clinton, Tony Blair e Melinda Gates. Os políticos polacos Andrzej Olehowski e Jacek Rostowski também participaram nas reuniões. A aura de secretismo que envolve o grupo levou alguns a acusar os seus membros de formarem um governo mundial informal. Os críticos dizem que se espera que apresentem soluções económicas e sociais que não reflectem a vontade do público. Alguns também acreditam que o Grupo Bilderberg é uma extensão da Ordem dos Illuminati.
6/10 Majestic 12
Mas nem todas as organizações secretas se ocupam apenas de política e negócios. Diz-se que uma equipa com o nome de código Majestic 12 foi formada em 1947 a pedido especial do Presidente dos EUA, Harry Truman. A equipa foi formada em ligação com o acidente de Roswell em 1947, no qual se diz que um OVNI se despenhou. A MJ-12 deveria proteger o local do acidente e depois investigar a atividade OVNI. O grupo seria liderado pelo Dr. Vanervar Bush. Eventualmente, a equipa cresceu para 32 pessoas, mas o mais importante eram os 12 membros que controlavam todo o projeto. Foi criado um centro especial para a equipa em Maryland, ao qual só se podia chegar por via aérea. A equipa existiu até 1989 e nenhum dos membros originais faleceu. O governo dos EUA nunca confirmou a existência de tal grupo. Também não há provas confirmadas das actividades do grupo. As autoridades americanas declararam que todos os documentos que provam a existência do gang Majestic 12 são falsos.
7/10 Bandidos
Os Bandidos são uma das organizações mais mortíferas e mais secretas. Este grupo de motivação religiosa opera na Índia e dedica-se ao assassínio ritual de viajantes. Diz-se que as suas origens remontam ao século XVII, embora existam provas de que já estavam activos no século XIII. Estavam activos no século XVII. Os bandidos matavam em honra da deusa Kali, embora houvesse também grupos que praticavam os assassínios sem qualquer intenção, apenas com o objetivo de roubar. Devido ao carácter ritual das mortes, os assassinos praticavam o estrangulamento das vítimas. Isto era feito para evitar o derramamento de sangue, o que estava relacionado com um dos mitos sobre a deusa Kali. É difícil determinar o número de pessoas que morreram às mãos dos bandidos. Isto deve-se ao carácter clandestino da organização e à falta de uma resposta definitiva sobre a duração das suas actividades. Pensa-se que o número de vítimas poderá situar-se entre 50.000 e 2 milhões. A dimensão dos assassínios é comprovada pelo facto de um dos chefes, Behram, ter admitido ter estrangulado 125 pessoas e ter estado presente em 931 assassínios. No seu quotidiano, os gangsters levam uma vida normal e não se distinguem dos outros membros da sociedade.
8/10 Sociedade de Tula
A Sociedade de Thule é uma organização secreta racista e ocultista. Foi fundada em Munique entre 1917 e 1918. O seu fundador foi Rudolf von Sebotendorf. A sociedade era constituída por funcionários públicos, advogados, professores, aristocratas, médicos, cientistas e comerciantes abastados. Oficialmente, o grupo dedicava-se ao estudo da antiguidade alemã. Na realidade, tratava-se de uma sociedade organizada como uma loja maçónica com tendências racistas e anti-semitas. Dava especial ênfase ao ocultismo. A Sociedade de Thule recrutava membros influentes com o objetivo de ganhar influência política e fazer propaganda racista.
O emblema da organização Thule é uma suástica rodeada por uma coroa de relâmpagos por detrás de uma espada nua. Os membros da organização acreditavam que os judeus tinham uma enorme influência devido a uma conspiração secreta judaica. Esta deveria ser combatida por uma organização semelhante, mas antissemita. A Sociedade de Thule foi descrita como o núcleo do Terceiro Reich. Muitos dos associados posteriores de Adolf Hitler pertenceram à Sociedade de Thule, incluindo Hans Frank e Rudolf Hess. Há informações de que o próprio Hitler era membro da organização, mas este facto é improvável, uma vez que o líder do Terceiro Reich falava muito mal das teorias de Alfred Rosenberg, o ideólogo da Sociedade de Thule. O fim oficial da Sociedade de Thule ocorreu em 1937, quando todas as lojas e organizações semelhantes foram proibidas.
9/10 A Ordem dos Nove Cantos
A Ordem dos Nove Cantos foi fundada no Reino Unido em meados da década de 1970. O seu fundador foi David Meath. Segundo alguns especialistas, Meath esteve envolvido em movimentos neo-nazis, embora ele próprio o negue. Meath também não confirma ter sido um membro ativo da Ordem dos Nove Cantos, embora, como sublinham os movimentos antifascistas, tenha desenvolvido a doutrina e publicado escritos dirigidos aos membros da Ordem sob vários pseudónimos. A ideologia da Ordem está ancorada no Livro Negro de Satanás e na série do Quinteto Deophel. Glorifica explicitamente Satanás, que, de acordo com a doutrina, é uma entidade real e não pode ser controlada. Ao segui-lo, o homem torna-se mais forte. A ordem também desenvolve um processo de iniciação em sete etapas que inclui longos períodos de solidão e sacrifícios humanos. No final, o candidato torna-se num super-humano cuja tarefa é controlar e eliminar os humanos fracos. A Ordem dos Nove Cantos tornou-se uma inspiração para muitos grupos satânicos.
10/10 Boémio Clube
As origens do Bohemian Club remontam a 1872, quando foi fundado em São Francisco um clube secreto que reunia pessoas do mundo da política, da cultura e do exército. Os membros do clube eram fascinados pelo oculto e pelos mistérios antigos, que incorporaram nos rituais do Bohemian Club. Os membros da organização reúnem-se anualmente no final de julho numa propriedade de 1.100 acres a cerca de 120 milhas de São Francisco. De acordo com os relatos das poucas pessoas que conseguiram lá chegar, os participantes prestam homenagem à divindade em forma de coruja. Diz-se que os membros são representantes da sociedade americana, incluindo políticos, escritores, actores, cantores e homens de negócios. Uma estátua de coruja de 12 pés de altura ficará no local com uma chama eterna acesa sob ela. Nos tempos antigos, a coruja era equiparada à sabedoria. Entre os membros do Bohemian Club contam-se Mark Twain, J. Edward Hoover, Dwight Eisenhower, Richard Nixon, Ronald Reagan, Bill Clinton e George Bush Jr.