Os especialistas dizem que quanto mais reservas de gordura as mulheres grávidas tiverem, maiores são as hipóteses de o bebé sobreviver e ser mais inteligente. A verdade é que a manteiga é rica em nutrientes que desempenham um papel importante no desenvolvimento das crianças.
Segundo os médicos, “a gordura das pernas e das coxas da mãe é uma espécie de armazém para a construção do cérebro do bebé”. “É preciso muita gordura para construir o sistema nervoso do bebé, e a gordura nestas áreas é rica em ácido docosahexaenóico, um componente particularmente importante do cérebro humano”.
“Sempre foi um mistério o facto de as mulheres terem tanta gordura”, acrescentam os médicos.
Normalmente, os mamíferos e os primatas têm cinco a dez por cento de gordura corporal, mas as fêmeas da espécie Homo sapience podem ter até três por cento de reservas de gordura.
Parece que, no processo de evolução, a natureza acumulou e armazenou especificamente estas gorduras nas fêmeas até à maternidade.
A maioria dos homens na casa dos 20 anos considera as mulheres com ancas largas muito mais atraentes do que as raparigas com pouca diferença entre a cintura e a parte inferior do tronco. Acredita-se que a figura mais proporcional e bonita é a “pera”, “guitarra” ou “ampulheta”, ou seja, a rapariga tem uma cintura fina e ancas bastante largas. O mais interessante é que, de um ponto de vista psicológico, os homens não pensam na razão destas preferências.
De facto, isto deve-se à perceção da mulher, bem como ao período da puberdade. O homem, a um nível subconsciente, compreende que uma mulher com ancas largas está pronta para dar à luz e sente-se sexualmente atraído por ela. Não há nada de estranho ou de assustador nisto. Estas são questões psicológicas que têm sido estudadas há milhares de anos.
75% dos homens acham mesmo que as ancas largas são bonitas. E gostam muito mais delas do que de raparigas que parecem modelos. A maioria dos homens acha que as top models são realmente bonitas, mas isso só se aplica aos desfiles de moda.
Sexualmente, estas raparigas não gostam delas porque a maioria dos homens gosta de seios deliciosos, cinturas estreitas e ancas largas.
A maioria dos homens acha muito mais fácil comunicar com raparigas com ancas estreitas do que com as suas congéneres profissionais. Porque não as vêem como parceiras sexuais. É muito mais difícil comunicar com raparigas com caraterísticas femininas, ancas largas, ancas cheias e cinturas finas. Porque a rapariga é vista como uma parceira sexual. Muitos homens, no processo de conversação, distraem-se com as formas femininas da interlocutora.